Como o DevOps transforma equipes

Por que sua organização precisa de DevOps?
21/02/2018

Como o DevOps transforma equipes

Considere esse cenário: em uma organização que não aplica a metodologia DevOps, a equipe de desenvolvimento escreve código e desenvolve um produto, que é enviado para a equipe de testes que verifica se o código atende aos requisitos. O time de operações entra para executar o produto somente após o processo estar completo. A filosofia do DevOps foi criada para quebrar os silos em que as equipes operam e efetuar melhor colaboração e desempenho.   A mudança de cultura que o DevOps traz nas organizações é substancial, e uma vez que a cultura é um fator chave responsável pelo desempenho de uma empresa, a aplicação da filosofia da DevOps fornece resultados mensuráveis ​​e não mensuráveis. Alguns deles são:

Envolvimento dos funcionários

DevOps não é nem um método nem uma ferramenta, é uma cultura! Em organizações que observam a cultura DevOps, as equipes de desenvolvimento e operações trabalham não masi enquadrados em estruturas de silos, liberando produtos mais rapidamente, aumentando assim a eficiência operacional. Isso é possibilitado pela equipe de operações, dando aos desenvolvedores um feedback constante sobre o código e os problemas de solução de problemas com a experiência do usuário em mente. Esta prática contínua de aprendizagem e entrega permite que equipes multifuncionais colaborem como uma equipe com um objetivo, facilitando níveis de desempenho superiores.

Sucesso Organizacional

O “Relatório do Estado de DevOps 2016” explora efetivamente a relação entre o envolvimento dos funcionários e o sucesso organizacional e continua mostrando que existe uma forte correlação entre esses dois fatores. O relatório afirma que os funcionários de organizações de alto desempenho têm mais de duas vezes mais chances de recomendar sua organização a um amigo como um ótimo lugar para trabalhar.

As organizações podem se beneficiar grandemente da adoção da cultura DevOps. O “Relatório do Estado de DevOps 2016” mostra que as organizações de alto desempenho estão ampliando sua liderança contra organizações de baixo desempenho. Isso pode ser atribuído ao aumento da produtividade e criatividade dos funcionários altamente envolvidos que os ajuda a oferecer melhores experiências aos clientes.

As organizações podem alcançar grandes resultados empresariais ao reinvindir o tempo humano, a criatividade e a energia economizados ao reduzir o retrabalho e o tempo de inatividade através do DevOps. Aqui está o ROI do DevOps – a vantagem competitiva que as organizações obtêm ao investir em uma filosofia que afeta positivamente os resultados da linha de fundo!

Referencias:

Why Your Organization Needs DevOps

https://puppet.com/resources/whitepaper/2016-state-of-devops-report

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *