Confira as carreiras em TI que serão destaque em 2019

Como o DevOps transforma equipes
21/02/2018
4 vantagens de utilizar a cultura DevOps
15/04/2019

Confira as carreiras em TI que serão destaque em 2019

Na contramão da crise que tem abalado diversos setores profissionais no Brasil nos últimos anos, a área de tecnologia da informação (TI) apresenta boas oportunidades não somente para quem está ingressando na carreira, mas também para os especialistas que buscam crescer em seus cargos.

Pensando nisso, resolvemos elaborar este post para listar as carreiras em TI que vão estar em alta neste ano de 2019, além de apresentar algumas das principais características para quem deseja garantir um lugar de destaque em suas empresas.

Tem interesse no assunto? Então, continue a leitura e fique por dentro de todas as possibilidades que o ramo da tecnologia pode oferecer. Confira!

Quais carreiras vão estar em alta em 2019?

Neste primeiro tópico, vamos listar 8 opções de carreira em tecnologia da informação que prometem ser destaque e oferecer boas oportunidades de atuação neste ano. Veja a seguir.

1. Analista de Business Intelligence (BI)

Uma das maiores tendências do mercado de TI atual é o investimento em business intelligence, mais conhecido pela sigla BI ou, em português, inteligência de negócios.

Com cargos ocupados, geralmente, por cientistas da computação, especialistas em sistemas da informação ou engenheiros, esse departamento tem a função de coletar, organizar e analisar dados para transmitir e monitorar as informações mais significativas para a empresa.

Para se destacar na área, é indispensável que os profissionais tenham experiência com bancos de dados, análise, interpretação e geração de relatórios corporativos.

2. Cientista de dados

Enquanto o analista de BI tem uma visão mais voltada aos negócios e à avaliação e uso dos dados corporativos para destacar a empresa no mercado, o cientista de dados é o profissional responsável pelo desenvolvimento de algoritmos que realizem a análise e o processamento dessas informações.

Para isso, uma das competências do profissional dessa área é a habilidade de criar soluções inteligentes e personalizadas, de acordo com as demandas de cada empresa, que sejam capazes de otimizar o processo de análise de informações por meio de ferramentas tecnológicas que facilitem a rotina das companhias.

Do ponto de vista do mercado, a demanda por profissionais especializados é bastante alta, fazendo com que essa seja uma das áreas com melhores oportunidades.

3. Analista de segurança da informação

Garantir a segurança dos dados mais importantes e confidenciais da empresa é mais uma das grandes preocupações dos tempos atuais, principalmente após a onda de ataques cibernéticos que causou grandes prejuízos a diversas companhias ao redor do mundo.

Essa vulnerabilidade destaca a necessidade urgente de profissionais qualificados na área de segurança da informação — sejam analistas ou engenheiros —, abrindo diversas oportunidades em empresas de todos os tamanhos e segmentos de mercado.

4. Arquiteto de nuvem

Mais do que uma tendência, o cloud computing já é uma realidade em muitas empresas do Brasil e do mundo e, por isso, demanda profissionais especializados no assunto para gerenciar os sistemas operacionais e cuidar do armazenamento online das informações mais importantes da empresa.

Nesse cenário, entra em ação o arquiteto de nuvem, que será responsável por implantar os sistemas de rede mais adequados às necessidades de cada negócio. Para isso, deverá desenvolver habilidades como conhecimentos avançados de redes, programação e segurança da informação.

5. Engenheiro de sistemas de nuvem

Juntamente ao arquiteto, o engenheiro de sistemas de nuvem tem a responsabilidade de implantar e gerenciar a tecnologia de cloud computing nas empresas. Além disso, o profissional deverá oferecer os serviços de assessoria, manutenção, suporte e atualização dessa infraestrutura tecnológica.

Para se destacar na área, é muito importante que o engenheiro possua conhecimentos avançados em linguagens de programação, automação e desenvolvimento de bancos de dados em nuvem de acordo com as demandas de cada empresa atendida.

6. Engenheiro DevOps

Uma tendência mais atual do universo da tecnologia da informação, as práticas DevOps (termo formado a partir da junção de “desenvolvimento” com “operações”) já ocupam um lugar de grande importância no mercado, garantindo boas possibilidades aos profissionais especialistas nesse segmento.

Entre as principais atribuições de um engenheiro DevOps para aprimorar a organização dos dados corporativos com a máxima eficiência, podemos listar:

  • gerenciamento da infraestrutura de tecnologia da informação;
  • realização de testes e acompanhamento de softwares;
  • supervisão do desenvolvimento de codificações, scripts e processos;
  • otimização das atualizações de códigos;
  • redução de falhas na implementação de infraestruturas de TI.

7. Especialista em IoT

Mais um movimento da tecnologia atual, a IoT — Internet of Things — ou, em português, Internet das Coisas, também tem gerado uma demanda crescente por profissionais especializados na área.

Para se destacar nessa área, é muito importante que o especialista tenha o domínio sobre diferentes conhecimentos, como dispositivos, conectividade, plataformas, edge computing, desenvolvimento, DevOps e outras tendências que mantenham as empresas a par das atualizações do mercado de tecnologia.

8. Profissionais de segurança

Com tantas informações sendo disponibilizadas e compartilhadas todos os dias, e o consequente aumento de ocorrências de crimes cibernéticos, a segurança se tornou um assunto de extrema importância para todas as empresas.

Nesse cenário, os profissionais mais qualificados no assunto ganham destaque no mercado e têm, sob sua responsabilidade, uma série de atividades para garantir que os dados mais importantes da companhia sejam preservados contra possíveis ameaças dentro e fora da organização.

Para isso, é imprescindível que os analistas e engenheiros de segurança estejam sempre atualizados com relação às regulamentações do setor e às tendências tecnológicas para proteger a infraestrutura, as redes e as informações mais importantes das corporações.

Dica bônus: quais habilidades destacam o profissional no mercado?

Depois de conhecer todas as possibilidades de carreira que os profissionais de TI têm à sua escolha, vamos destacar algumas das competências mais buscadas pelas empresas e que podem fazer a diferença na hora de concorrer a uma vaga no mercado de trabalho atual. Veja a seguir:

  • conhecimentos na língua inglesa, já que a maior parte das linguagens de programação está nesse idioma;
  • criatividade para encontrar soluções diferenciadas e realmente eficientes;
  • atualização constante para acompanhar as tendências do mercado tecnológico;
  • afinidade com os números e facilidade para lidar com cálculos e analisar dados de forma lógica;
  • foco e paciência para trabalhar sob pressão e lidar com prazos curtos.

Além dessas características, para se destacar no mercado e ingressar em qualquer uma das áreas que citamos neste post, é essencial investir em capacitação!

Para isso, você pode contar com o suporte da HNZ, que oferece cursos na área de tecnologia da informação que vão ajudá-lo a ampliar seus conhecimentos e desenvolver as habilidades mais buscadas pelo mercado. Conheça nossos cursos e descubra o que podemos oferecer para impulsionar a sua carreira.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *