DevOps HandOn

business2

Workshop HandOn DevOps Master

O objetivo deste Workshop é apresentar, elaborar e discutir as diferentes disciplinas DevOps e desenvolver ações concretas de apropriação de competências com os participantes de tal maneira a sensibilizar e conscientizar os profissionais das práticas, processos e os diferentes graus de maturidade das disciplinas inseridas no contexto DevOps.
Os trabalhos práticos e dinâmicas estão estruturados para criar envolvimentos dos participantes para identificar, diagnosticar, priorizar, entender as dependências e relacionamentos, propor soluções baseadas em boas práticas, desenvolver planos consistentes de evolução segundo os principais sintomas dos problemas.
O principal objetivo é adquirir as competências necessárias para poder aplica-las nas suas organizações como principais agentes da mudança para um DevOps eficaz. Os cenários discutidos no Workshop InCompany serão os da própria organização. Para turma heterogêneas, grupos de trabalho se organizarão para eleger cases que o grupo entenda importantes a partir das próprias organizações de trabalho dos participantes.

Mais detalhes do workshop

O Workshop de DevOps é para todos os profissionais que querem atualizar seus conhecimentos e aumentar suas competências com o mais atual desenvolvimento em Gerenciamento de TIC, Infraestrutura, Processos, Qualidade e Gerenciamento.

O público alvo inclui: Desenvolvedores de Aplicação ou Serviço e Product Owners, Agile Scrum Masters, Gerente de Projetos, Engenheiros de Teste, Gerentes de Serviços de TI, Consultores de Tecnologia de Informação, Gerentes de Processos e Lean IT Practitioners.

No contexto, todo participante deste Workshop tem como pre-requisito ter participado de qualquer curso DevOps, seja DevOps Master ou devOps Professional, alinhado com as práticas que serão desenvolvidas no trabalho.
1. Construção de um Cenário de TI
- 1.1 Elaborar e formalizar o Cenário de trabalho
- 1.2 Formalizar os requisitos macro do objetivo do trabalho
- 1.2 Realizar um diagnostico inicial, elaboração dos principais sintomas e Causa Raiz.

2. Realizar um diagnostico detalhado
- 2.1.Avaliação de cada disciplina no modelo de maturidade
- 2.2 Relação das disciplinas com os sintomas e causa raiz do problema
- 2.3 Analise de impactos e dependências dos sintomas, Causa Raiz pra cada disciplina
- 2.4 Detalhar avaliações por cada disciplina, situação atual, situação alvo e plano:
-- 2.4.1 Cultura Devops
-- 2.4.2 Gerenciamento de Compilação e Integração Continua
-- 2.4.3 Gerenciamento dos Ambientes, Provisionamento e Implantação Contínua
-- 2.4.4 Gerenciamento de Entrega Continua e versionamento e Observância
-- 2.4.5 Gerenciamento de Testes
-- 2.4.6 Gerenciamento de Dados, Banco de Dados e Rollback
-- 2.4.7 Gerenciamento da Configuração
-- 2.4.8 Gerenciamento da Automação do Pipeline

3. Desenvolvimento de um roadmap
- 3.1 Construção de planos de melhoria
- 3.2 Alinhamento de Prioridades
- 3.3 Definição do Roadmap

O principal objetivo é que os profissionais adquiram as competências necessárias para poder aplica-las nas suas organizações, sendo eles os principais agentes da mudança para um DevOps eficaz.

Sabemos que DevOps é um movimento altamente complexo que integra todas as atividades e disciplinas contidas na TI como também, toda a interação necessária dos clientes e usuários para conseguir entregar valor concreto ao negocio.

Poder orquestrar como as diferentes atividades se organizam, integrando a diversidade dos ambientes e equipes em um resultado canalizado é o papel do DevOps Master, que neste workshop desenvolverá suas competências em forma prática, aplicando seus conhecimentos dos treinamentos DevOps Master e DevOps Professional.

Os trabalhos práticos e dinâmicas estão estruturados para criar envolvimentos dos participantes para identificar, diagnosticar, priorizar, entender as dependências e relacionamentos, propor soluções baseadas em boas práticas, desenvolver planos consistentes de evolução segundo os principais sintomas dos problemas.

Quais as competências, habilidades que serão desenvolvidas no Workshop, na preparação do profissional DevOps? Quais os tópicos e assuntos que serão tratados? Como estas habilidades serão incorporadas nos profissionais que participam do curso?.

Sendo uma prática que, uma vez bem implantada nas organizações, garantem uma verdadeira revolução nas práticas de Gerenciamento de Serviços de TI, Gerenciamento de Projetos de TI, Gerenciamento de Requisitos e Desenvolvimento de software, Gerenciamento de Infraestrutura, e principalmente, na própria cultura da organização, já que focada na entrega de resultados rápidos e em forma eficaz, precisa de uma sincronia em todas as práticas da TI, frente as necessidades urgentes do negócio..

O profissional DevOps Master terá seu diferencial nas seguintes competências:.

• Como avaliar, mensurar as diversas práticas atuais da TI, seus sintomas e causas raiz, com a finalidade de determinar ações que foquem em aumentar a eficacia direcionando e um DevOps eficaz..
• Como implantar e melhoras as práticas atuais da TI, como objetivando a melhora concreta da TI, em relação a velocidade e segurança na organização como um todo..
• Quais os cuidados e necessidades culturais precisam ser integrados, quais das características e competências que fazem das equipes serem altamente produtivas em um ambiente altamente mutante, quais as anti-práticas que anulam o trabalho ágil nas práticas DevOps.
• Quais as práticas convencionais, como ITSM, Agile SCRUM, Atividades de Desenvolvimento, Gerenciamento de Projetos, que precisam de adaptações para o DevOps Funcionar eficazmente.
• Quais as práticas especificas, quais as necessidades de automação das rotinas das equipes de Desenvolvimento que se integram a um fluxo continuo de entrega na cultura DevOps.
• Quais as práticas especificas, quais as necessidades de automação das rotinas das equipes de Operações e Infraestrutura que permitem uma DevOps eficaz, especialmente quando ha uma necessidade de provisionar agilmente infraestrutura e suporte em ambiente altamente inovadores.
• Como realizar implantações instantâneas que permitem evoluir sem paradas, ambientes 24x7 por exemplo, metaforicamente, como trocar os pneus com o carro em andamento, em forma segura, rápida e com mínimos impactos em ambientes DevOps.
• Como capacitar a organização para evoluir seus diferentes sistemas em ambientes altamente dinâmicos e seguros.
• Quais as práticas de Banco de Dados, suportam evoluções dinâmicas com rápidos rollback no transito entre versões.
• Como reduzir custos e aumentar a qualidade e segurança com o uso adequado de práticas e ferramentas que permitam minimizar erros e aumentar a capacidade de inovação da empresa.

Entre outros assuntos, passaremos de uma visão de boas práticas, exercícios, discussão de casos, construção de conhecimento e competências em um curso altamente participativo, rico em conteúdos e novidades que permitirão questionar a TI, em todas suas atividades para incorporar todo o mundo deste novo paradoxo que veio para ficar. DevOps Master, uma certificação pioneira, necessária, urgente.
Carga horária de atividades do Workshop é de 8 horas de trabalho práticos, dinâmicos com bastante discussão e interação com alunos. São realizados exercícios em aulas e dinâmicas para absorver conhecimento e desenvolver competências.

Carga horaria de aulas virtual: 4 hrs (opcional) encontro virtual adicional que está focada no complemento, tirar duvidas, alinhamento junto aos alunos.

Os cenários discutidos no Workshop InCompany serão os da própria organização. Para turma heterogêneas, grupos de trabalho se organizarão para eleger cases que o grupo entenda importantes a partir das próprias organizações de trabalho dos participantes.
• Workshop presencial
• Certificados de presença.
Sugestões, mas não obrigatório, de áreas de conhecimentos dos alunos:

Conhecimento em EXIN Agile Scrum Foundation dará vantagem em entender a agilidade no modo de trabalhar do DevOps.

Certificação em TPI Next® ou TPI Suite® dará vantagem em entender o contexto que o teste é automatizado, melhorado e integrado na etapa do ciclo de vida.

EXIN Application Management Foundation dará vantagem no entendimento do contexto em quais aplicativos serão processados e suportados.

Conhecimento em EXIN IT Service Management Foundation dará vantagem em entender o contexto nos quais os serviços serão processados e suportados.

LITA Lean IT Foundation dará vantagem na compreensão da importância de realizar os trabalhos corretamente na primeira vez e trará outros conceitos de Lean.
Obter resultado rápido para as organizações é fundamental para vencer concorrentes e em muitos casos, até para sua sobrevivência. Como resolver os impasses de TI altamente desgastadas pelo uso de tecnologias, metodologias tradicionais e muitas deses ultrapassadas, como fazer para mudar uma cultura altamente hierarquizada, que por questões históricas, se mantem muito tradicional nas sua relações.

Aqui alguns benefícios:

Rápido alinhamento de conceitos e práticas com as equipes da empresa
Aceleração na incorporação de uma cultura DevOps
Sensibilização dos sintomas da organização e suas soluções
Rápida priorização nas práticas necessárias na mudança
Facilitação na Certificação da equipe em Exin DevOps Master
Avaliação da maturidade nas disciplinas DevOps
Habilidades de avaliar requisitos de ferramentas adequadas
Aceleração na entrega de valor ao negócio
Conscientização coletiva e maior aderência na melhoria

 

Workshop HandOn DevOps

R$95000

Conteúdo ministrado remotamente

5% de desconto a grupos de alunos
Confira nosso calendário Workshop HandoOn DevOps na HNZ (www.hnz.com.br)
PeriodoDiasHorários
Diurno
Sábado
-
-
9:00 às 17:30 Inscrição
 

Dúvidas? Consulte nosso FAQ ou fale com a gente!

Dúvidas de pagamento, parcelamento, descontos e mais...
1Quais as formas de pagamento?
Utilizamos a plataforma Sympla que permite realizar pagamentos de diferentes formas, aceita cartão de credito, boleto, transferência bancaria. É uma plataforma amplamente utilizada no mercado e confiável.
2Posso parcelar o pagamento?
A plataforma Sympla permite parcelamento em até 10 vezes, mas cobra uma taxa de juros.
3Existe algum tipo de desconto?
Oferecemos 5% de desconto a grupos com mais de 3 alunos. Solicite seu código promocional.
4Posso participar em cursos OnLine, sendo que moro fora do Brasil?
A plataforma Sympla permite pagamento via PayPal. A plataforma de meeting usada permite que possamos ministrar aulas também com alunos fora dos Brasil, sem problemas.